Texto que desenvolvi para enriquecer o relatório final do PEA* 2013– FAMÍLIA
Conhecer a origem do aluno pode ser um ponto crucial para uma boa intervenção e articulação entre o conhecimento social e o "escolar".
Vários autores como Dallari, Engels, Nosella entre outros
discursam sobre a família e o seu papel e responsabilidade na formação das
crianças. Platão também deixou a seu legado sobre o tema dividindo a responsabilidade
de educar crianças ao estado. Desta forma podemos concluir que a
responsabilidade do desenvolvimento emocional, cognitivo, físico e social da
criança é intrínseca do adulto.
Atualmente existem diversas composições familiares, além da
tradicional composição da família nuclear com pai, mãe e filhos
biológicos existem outras composições, famílias compostas por diversas
gerações; compostas por mãe e filhos; pai e filhos; pai, mãe, e filhos de
diversos uniões e relacionamentos; casais homossexuais com filhos ou não; avós
com netos e famílias com nenhuma ligação consanguíneo. No entanto, nenhuma
destas composições estão isentas da responsabilidade na formação física, social, ética, cultural e afetiva da criança.
A família é o primeiro núcleo social da criança. É na família que
se aprende a viver em sociedade, que se desenvolvem noções de humanidade,
saúde, conceitos morais, e senso ético.
A apreciação do belo, o desenvolvimento cognitivo e cultural é
fortemente influenciado pelo convívio familiar, que posteriormente é
formalizado pelas demais instituições sociais, igreja escola e trabalho.
O estado formalizou esta responsabilidade através dos artigos: 227
da Constituição Federal, artigos 4º, 53º e 55º do Estatuto da Criança e
Adolescente ECA, artigos 2º e 6º da Lei de Diretrizes e Base da Educação LDB
que criminaliza o abando de crianças e jovens com idade inferior a vinte um anos.
Incluindo a obrigatoriedade da escolarização. Mesmo assim verificamos muitas crianças sendo abandonadas afetivamente, seus pais por trabalharem repassam a responsabilidade de educar a escola, que por sua vez não está apta a cobrir esta lacuna devido a sua estrutura formal e impessoal de ensinar. A criança necessita de se sentir acolhida e amada para ter estabilidade para aprender as demais habilidades de convivência social. Segue o texto do
Referencias:
DALLARI, Dalmo de Abreu; DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA, São Paulo,
Moderna, 1999.
ENGELS, Friedrich; A ORIGEM DA FAMÍLIA, DA PROPRIEDADE PRIVADA E
DO ESTADO, 9ª ed., Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1984.
NOSELLA, Paolo; Buffa, Ester; Arroyo, Miguel; EDUCAÇÃO E
CIDADANIA: Quem educa o cidadão? 7ª ed., São Paulo, Cortez, 1999.
*Para quem deseja conhecer o que é PEA : http://priscilangenaro.blogspot.com.br/2014/03/portaria-n-1299-de-13-de-fevereiro-de.html
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