sexta-feira, 21 de março de 2014

Atividade ocasional - Águas de Março

Certos momentos em sala de aula são oportunidades únicas, na quarta - feira dia 19/3/2014 ao chegar na sala encontramos a letra da música "Águas de Março" de Tom Jobim e Vinicius de Moraes na lousa.
A professora de artes comentou sobre a música e seus autores o que despertou o interesse dos alunos que quiseram copiar e letra. Percebi este movimento e planejei esta atividade:
                           
                               Atividade ocasional- Águas de Março
Objetivo: Conhecer as Estações Climáticas e porque elas ocorrem;
                 Estabelecer relações entre as mudanças do climas e sua influencia na vida cotidiana;
                 Definir texto científico e texto literário.

Conteúdo: Movimento de translação e as estações do ano.
                   Texto literário e texto científico

1º Momento: Ouvimos a música e relembramos os comentários na aula de artes do dia anterior, neste momento foram feito diversos questionamento: Em março chove muito mesmo? E no resto do ano como é o clima? Quando começaram as aulas como o clima estava? Ouve mudanças, por que? Neste momento todos falaram sobre a ação do homem na natureza e devastação no meio ambiente como um fator para mudança no clima.
2º Momento: O que é outono? Contação do Mito de Persefone. Quem acredita que o mito é real? Alguns disseram acreditar, a maioria disse que era uma história inventada, muitos já conheciam o mito através do jogo "God of War" e do filme " Percy jackson e o Ladrão de Raios" fato que convenceu os demais que é uma história inventada. Falei que os mitos foram criados na antiguidade para dar explicações aos acontecimentos que as pessoas não compreendiam, mas hoje a ciência através de pesquisas consegue explicar muitos destes acontecimentos como a mudança do clima.
3º Momento: Expliquei o movimento de translação e sua relação com o clima, vários alunos lembraram que estudaram este conteúdo no ano anterior, deixei que explicassem o que sabiam. E concluímos com os registros no caderno dos conceitos estudados de forma escrita e pictórica.
4º Momento: O músico Paulo Genaro (meu filho) a meu convite compareceu a escola para fazer o acompanhamento ao violão do canto da música Águas de Março, as Professoras Alana, Milene, seus alunos e a Professora Cristina de Educação Física participaram da cantoria proporcionando um momento de muito prazer e descontração. Cantamos de diversas formas; primeiro só o Paulo Henrique, depois todos juntos, depois em duas vozes, só a Professora Cristina que nos surpreendeu com sua linda voz e novamente todos juntos
5º Momento: Na sala de aula fizemos a leitura da música e observamos sua composição poética, depois fizemos a reescrita de apenas parte da música devido sua complexidade.

Conclusão: A participação da turma foi intensa, como o interesse partiu deles, mesmo aqueles alunos que normalmente se colocam de forma não condizente com o ambiente escolar, participaram com dedicação e respeito.O trabalho com música sempre proporciona momentos em que a aprendizagem é prazerosa e rica.

Duração: 6 aulas distribuídas em 3 dias.









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