segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Projetos e Ações para 2012


EMEF”Ayres Martins Torres
Professora Priscila do Nascimento Genaro
                       
Projeto: Continuidade da Ação Pedagógica Docente

Objetivo: Manter o docente com a mesma turma ou classe durante vários anos letivos.

Justificativa: Na DELIBERAÇÃO CME nº 03/2006 que dispõe sobre o ensino fundamental de nove anos no sistema municipal de ensino de São Paulo, Artigo 5º  subitem “C” que estabelece os objetivos e metas para a educação básica municipal encontramos  seguinte texto:

“ c) a manutenção do docente, sempre que possível, com o mesmo grupo de estudantes, na etapa destinada ao processo de alfabetização;”

A necessidade da continuidade do trabalho pedagógico também pode ser um dos meios para que a RESOLUÇÃO Nº 7 11/2010, (Diário Oficial da União de 15 de dezembro de 2010 pagina 34) seja colocada em prática:
“Art. 26 Os sistemas de ensino e as escolas assegurarão adequadas condições de trabalho aos seus profissionais e o provimento de outros insumos, de acordo com os padrões mínimos de qualidade referidos no inciso IX do art. 4º da Lei nº 9.394/96 e em normas específicas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação, com
vistas à criação de um ambiente propício à aprendizagem, com base:


I - no trabalho compartilhado e no compromisso individual e coletivo dos professores e demais profissionais da escola com a aprendizagem dos alunos;

II - no atendimento às necessidades específicas de aprendizagem de cada um mediante abordagens apropriadas;

III -na utilização dos recursos disponíveis na escola e nos
espaços sociais e culturais do entorno;

                                      IV - na contextualização dos conteúdos, assegurando que                                                 
aprendizagem seja relevante e socialmente significativa;

V - no cultivo do diálogo e de relações de parceria com as
famílias.

Parágrafo único. Como protagonistas das ações pedagógicas, caberá aos docentes equilibrar a ênfase no reconhecimento e valorização da experiência do aluno e da cultura local que contribui para construir identidades afirmativas, e a necessidade de lhes fornecer instrumentos mais complexos de análise da realidade que possibilitem
o acesso a níveis universais de explicação dos fenômenos, propiciando-lhes os meios para transitar entre a sua e outras realidades e culturas e participar de diferentes esferas da vida social, econômica e política.

Art. 27 Os sistemas de ensino, as escolas e os professores, com o apoio das famílias e da comunidade, envidarão esforços para assegurar o progresso contínuo dos alunos no que se refere ao seu desenvolvimento pleno e à aquisição de aprendizagens significativas, lançando mão de todos os recursos disponíveis e criando renovadas
oportunidades para evitar que a trajetória escolar discente seja retardada ou indevidamente interrompida.”

-
Nas Orientações Gerais para o Ensino de Nove Anos publicado pelo Ministério da Educação em 2004, também é explicitada a necessidade da continuidade do trabalho pedagógico visando um ensino de qualidade. Assim entendemos que a legislação que regulamenta a educação no Brasil está em acordo com a visão não dualista que une o fazer do aprender que possibilita uma nova leitura do desenvolvimento cognitivo e sua ligação intrínseca ao desenvolvimento sócio afetivo, a preocupação sobre “o que ensinar” dá lugar ao “como ensinar e por que ensinar”. Com base nas pesquisas de Wallon e Vygostisky concluímos que o afeto na relação professor aluno influencia diretamente na aprendizagem, o “como ensinar” desta forma fica centrado no aluno que são estimulados pelo desejo e paixão pelo que lhe ensinado, o afeto é fator indispensável no processo de ensino aprendizagem.
        Vale salientar a distinção entre afeto e emoção, a primeira ligada às relações sociais e seus respectivos sentimentos amplos e profundos inerentes ao ser Humano ao passo que a segunda esta ligada ao comportamento biológico, agitação.
Wallon nos coloca que é através da afetividade que a criança constrói sua identidade, destaca que as relações sócio-afetivas se relacionam com o desenvolvimento cognitivo por toda vida do ser humano. A relação cognição e  afetividade quando tratadas em conjunto favorece a evolução da criança. Sendo assim as relações de afeto na escola principalmente na dinâmica  professor /aluno e aluno/ aluno melhoram o desempenho escolar.
        Afetividade nas relações escolares não se restringe as relações inter pessoais no ambiente escolar, mas também nas condições de ensino e favorecimento da aprendizagem, nas elaborações, planejamentos e aplicações de atividades, como também o estabelecimento de metas e objetivos, que devem estar diretamente relacionadas às necessidades dos alunos. Estas decisões não se resumem a ação técnica, mas decisões baseadas em credos, valores e aspectos culturais da criança e do grupo social a qual esta inserida, proporcionando atividades verdadeiramente relevantes. Em 2007 o Ministério da Educação lançou publicação intitulada “ Ensino Fundamental de nove anos-       Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade, nesta publicação fica explicitada que para o professor planejar precisa conhecer seus alunos, ao salientar que “Ensinar- aprender envolve intimidade” (página 89) . Desta forma, quanto mais amplo e intimo o conhecimento sobre o grupo classe o professor possuir maior será sua capacidade de gerir projetos bem sucedidos e promotores da aprendizagem para vida em sociedade.
Estas afirmativas são claramente observáveis dentro da comunidade da EMEF “Ayres Martins Torres”. Analisando as tabelas do desenvolvimento das fases da hipótese da escrita dos primeiros anos de 2010 e dos segundos anos de 2011 podemos observar considerável diferença: No segundo ano A todos os alunos já estão na fase alfabética da hipótese da escrita, Lêem fluente ou se apropriaram do comportamento leitor, como também produzem textos significativos para o ano ciclo. Nos registros da sala de leitura também é possível encontrar distinções entre as turmas: os alunos do segundo ano A, tomam emprestado mais livros do que as demais turmas de segundos anos. Outros aspectos não mensuráveis também são distintos no segundo ano A, como: disciplina, autonomia e participação tanto nas aulas do professor regente como nas demais aulas com especialistas e demais ambientes da escola (educação física, artes, sala de leitura, sala de informática), fato este não está ligado a competência do professor, mas ao trabalho contínuo que está sendo feito desde de fevereiro de 2010, a saber:
Projeto: Ler é Saber;
Atividades Permanentes: a) Circuito de Atividades Diferenciadas
                                            b) Planejar, Fazer e Rever.
Para que a interação da criança seja garantida e ampliada, foram propostas atividades em conjunto com as demais salas, com total integração entre as turmas que seguem:
Atividades ocasionais: Cantoria (março 2011);
                                     Cantigas de roda (abril de 2011);
                                     Festa Junina, canções populares e quadrilha (Julho            de 2011).
                                      Festa do Dia das Crianças com atividades de                                      integração das turmas ( outubro de 2011)

Como também, fazem parte dos projetos deste ano a elaboração e apresentação de três peças de teatro com a integração das três turmas de segundos anos para novembro de 2011.
Para que este trabalho de qualidade tenha prosseguimento nos próximos anos se faz necessária a permanência do educador com o mesmo grupo classe. Desta forma buscamos cumprir as metas estabelecidas na legislação que norteia o sistema educacional brasileiro, em busca de uma educação boa qualidade e respeito à autonomia do trabalho docente.

Estratégias: Os professores em regência permanecendo com a mesma turma possuem mais recursos e estratégias ao passo que possuem plenos conhecimentos do processo de aprendizagem de cada aluno, elaborando projetos e estratégias assertivas, respeitando o desenvolvimento educativo do aluno,. Sendo assim segue os projetos em andamento que terão prosseguimento em 2012 com elevação do nível de proficiência para que ocorra a progressiva aquisição da aprendizagem:

Projetos
Ler é Saber: Projeto realizado desde 2010 no qual os alunos levam livros de leituras para casa e registram suas impressões, para 2012 os alunos terão que fazer uma breve resenha de acordo com sua proficiência leitora e escritora do livro lido;

         Identidade: Através de pesquisa com a família o aluno traça sua trajetória de vida, como historiador e construtor de sua história o aluno estabelece os conceitos de tempo e espaço que lhe subsidiam a compreensão do processo histórico que está inserido. Em 2011 as pesquisas estão centradas no âmbito familiar e no interesse dos alunos, em 2012, as pesquisas serão projetadas para comunidade em que estes são pertencentes. 


 Atividade Permanente:
Circuito de atividades diversificadas: realizada desde 2010, as crianças se reúnem em grupos de quatro integrantes, cada grupo recebe uma atividade diferente, os grupos se revezam, todos os grupos passam todas as atividades oferecidas, para 2012 as atividades receberão grau maior de dificuldade, de forma a favorecer a capacidade elaboração e analise do mundo, o aluno nesta atividade é o agente modificador deste mundo;

Tabelas de Faltas: Atividade desenvolvida para conscientizar os alunos da necessidade de freqüentar as aulas assiduamente e se comprometer com o trabalho escolar, como também o desenvolvimento da noção espaço tempo, calculo mental e resolução de problemas.

Diário: O aluno diariamente registra as atividades desenvolvidas e suas impressões, ao final de cada mes é feito o fechamento e analise destes registros.

Caderno de Reflexão: Os alunos registram suas queixas diárias em um caderno devidamente preparado.  Uma vez por semana as queixas são lidas e analisadas pelo grupo que em conjunto buscam através de reflexões coletiva os possíveis encaminhamentos. As reflexão são dirigidas de forma a analisarem sobre seus atos e suas responsabilidades para que todos vivam num ambiente saudável e harmonioso dentro de uma ética comum.


O trabalho integrado entre as classes também farão partes das atividades no próximo ano.
Para 2012 além dos projetos que já estão em andamento também será acrescido as seguintes atividades:

Caderno de Cartas: Objetivo deste projeto é garantir o desenvolvimento social da escrita. Será confeccionado pelos alunos um caderno de cartas, baseado no livro de Jostein Gaarder e Klaus Hagerup “A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken”, onde dois primos se comunicam através de um caderno, Sendo assim, será proposto aos alunos que também se apropriem deste meio de comunicação para conversarem entre si.

Meu Bairro Itaquera: Estudo e analise do bairro e região em que os alunos moram através da leitura e interpretação das publicações dos jornais locais.
Atividades diferenciadas: Para os alunos que apresentam dificuldades serão oferecidas atividades de acordo com a necessidade de cada grupo oportunizando a aprendizagem respeitando o processo individual do aluno.

Avaliação: Semanalmente através dos encontros nas horas atividades, espaço para analise e reflexão das avaliações externas e internas, registros diários, mapas de sondagem, portfólio dos alunos e outros meios pertinentes ao trabalho pedagógico.


Referências Bibliográficas:
ALMEIDA, A. R. S. (1997) A emoção e o professor: um estudo à luz da teoria de Henri Wallon. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 13, n º 2, p. 239-249, mai/ago.
ALMEIDA , A.R.S. (1999) A emoção na sala de aula. Campinas: Papirus.
BODEN, M. A, As idéias de Piaget, Tradução de Álvares Cabral, São Paulo, Cultrix Universidade de São Paulo,1983.  
BUFFA, E; ARRUYO, M, NOSELLA, P, Educação e Cidadania- Quem Educa o Cidadão?, 7ª edição, São Paulo, Cortez, 1999.
CHARLOT, B, Da Relação Com o Saber: Elementos Para Uma Teoria, Tradução de Bruno Magne, Porto Alegre, Artes Médicas Sul, 2000.
CODO, W. & GAZZOTTI, A. A. (1999) Trabalho e afetividade, em Codo, W. Educação: carinho e trabalho. Petrópolis, RJ: Editora Vozes/Brasília CNTE e Brasília LPT.
D’AMBROSIO, U, Transdisciplinariedade, 2ª edição, São Paulo, Palas Atenas, 2001.
DANTAS, H. (1992) Afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon, em La Taille, Y., Dantas, H., Oliveira, M. K. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus Editorial Ltda.
Dantas, H. (1993) Emoção e ação pedagógica na infância: contribuição de Wallon. Temas em Psicologia, Sociedade Brasileira de Psicologia, São Paulo, n º 3, p. 73-76.
EDWARDS, C. et al. As cem linguagens da criança, Tradução de Dayse Batista, Porto Alegre, Artes Médicas Sul, 1999.
FAZENDA, I.(coord), Práticas interdisciplinares na escola, 8ª edição, São Paulo, Cortez, 2001.
FREIRE, M. (1994) O sentido dramático da aprendizagem, em Grossi e Bordin (orgs.) Paixão de aprender. Petrópolis: Vozes.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Pratica Educativa, 30ª edição, São Paulo, Paz e Vida, 1996.
FREIRE, P, Á sombra desta mangueira. São Paulo, Olho D´água, 2001.
FRIEDMANN, A. Brincar: Crescer e Aprender- O Resgate do Jogo Infantil, São Paulo, Moderna, 2002.
FURTH, H.G, Piaget na Sala de Aula, tradução de Donaldson M. Garschagen, 2ª edição, Rio de Janeiro, Universitária,  1974
GALVÃO, I. (1996) Henri Wallon. Petrópolis: Vozes.
GROTTA, E. C. B. (2000) Processo de formação do leitor: relato e análise de quatro histórias de vida. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação, Unicamp.
JOLIBERT, J. (coord.), Formando Crianças Leitoras, Tradução de Bruno C. Magne, Porto Alegre, Artes Médicas, 1994.
LUCKESI, C. C. (1984) Avaliação Educacional Escolar: para além do autoritarismo. Tecnologia Educacional, no. 61, Nov-Dez, 6-15.
MAHONEY, A. A. (1993) Emoção e ação pedagógica na infância: contribuições da psicologia humanista. Temas em Psicologia. Sociedade Brasileira de Psicologia, São Paulo, n º 3, p. 67-72.
MARQUEZ, N. C, Desenvolvimento Mental “A Mente Universal”, 3ª edição, Porto Alegre, Sagra, 1991.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Parâmetros Curriculares Nacionais. 3º edição.
Brasília, 2001.
MOLL, L.C. Vygotsky e a educação. Tradução de Fani A. Tesseler. 2º reimpressão. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
NEGRO, T. C. (2001) Afetividade e leitura: amediação do professor em sala de aula. Relatório técnico apresentado como exigência de conclusão de bolsa de pesquisa da Faep, Faculdade de Educação UNICAMP.
OLIVEIRA, M. K. (1992) O problema da afetividade em Vygotsky, em La Taille, Y., Dantas, H., Oliveira, M. K. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus Editorial Ltda.
PINHEIRO, M. M. (1995) Emoção e afetividade no contexto da sala de aula: concepções de professores e direções para o ensino. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.
PINO, A. (mimeo) Afetividade e vida de relação. Campinas, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas.
QUINTARRILHA, A, Cruzando Saberes- Aprendizagem Sustentáveis, Conferencia internacional, Lisboa, Fundação Caloustre Gulbenkian, 2003.
SNYDERS, G, Alunos Felizes-Reflexão Sobre a Alegria na Escola a Partir de Textos Literários, Tradução de Cátia A. Pereira da Silva, 2ª edição, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1996.
TAPIA, J. A; FITA, C, A Motivação em Sala de Aula O Que é Como Se Faz, Tradução Sandra Garcia, 5ª edição, São Paulo, Loyola, 2003.
VIAUD, G, A inteligência- A sua evolução e suas formas, Tradução de F. Santos, 2ª edição, São Paulo, Europa América, 1993.
VIGNERON, J. M. J, Diálogo sobre Educação...e se Platão Voltasse?. São Paulo, Iglu, 1989.
VYGOTSKY, L. S. (1993) Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes.
VYGOTSKY, L.S. (1998) O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes.
VIGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente. Tradução José Cipolla Neto, 6ªedição, São Paulo, Martins Fontes, 1998.
VIGOTSKY, L.S. Psicologia da Arte. Tradução de Paulo Bezerra. 1º edição. São Paulo: Martins Fontes, 1999
WALLON, H. (1968) A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70.
WALLON, H. (1971) As Origens do Caráter na Criança. São Paulo: Difusão Européia do Livro.
                                  
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...