domingo, 13 de novembro de 2011

Tabela de Faltas

Atividade Permanente/ Diária


Objetivo:
Conscientizar da necessidade da frequência as aulas por meio da abservação da assiduidade;
Desenvolver o calculo mental;
Desenvolver a habilidade de preencher, analisar e ler tabelas;
Desenvolver noções de tempo e espaço.

Justificativa:
Durante o mes de fevereiro foi observado elevado número de faltas dos alunos, alguns pais foram convocados para expor-lhes a importancia da assiduidade as aulas. Para completar este trabalho, na classe o alunos  preenchem uma tabela com as faltas relacionando-a ao número de dias letivos, favorecendo a reflexão sobre o excesso destas. Ao fazer estes registros diariamente, estarão resolvendo questões matemáticas do campo aditivo, como também nas analises no final de cada mes, estarão fazendo a relação espaço tempo, percebendo o que é semana, mes e dias. Desta forma além do resultado esperado de maior assiduidade serão trabalhos os conteúdos de Matemática de forma prática.

Metodologia:
1º momento: Foi colocado para as crianças o seguinte problemas: Na classe tem trinta e dois alunos matriculados. Quantos alunos estão presentes no dia de hoje? Quantos alunos faltaram? Quem faltou? Rapidamente responderam primeira questão, algumas crianças não lembraram de se incluir na contagem e houve um impasse quanto ao número de presentes mas que logo foi resolvido pois perceberam que não haviam se incluído. A segunda questão demorou um pouco mas para resolveram, mas perceberam que era apenas continuar contando partindo do número de alunos presentes até chegar no número de matriculados, os números que dedos que colariam apos o número de presentes seria o número de faltosos. Para a terceira fizemos uma lista dos alunos ausentes na lousa.

2º momento: Após a resolução deste problema, foi questionado como poderia ser registrado estas respostas se todos os dias fizermos esta analise. Para resolver esta questão foi apresentado folha com uma tabela com trinta e sete linhas e trinta e uma colunas, foi explicado que as linhas representava o número de alunos e as colunas os dias do mes. Os primeiros registros foram feitos acompanhados quase que individualmente, mas com o passar  os dias foram adquirindo autonomia. No verso da folha registraram a data e os nomes dos alunos ausentes, os dias que não letivos foram riscados conforme foram se seguindo.

3º momento: No final do foi feita analise respondendo as seguintes questões:
Quantas faltas cada aluno da classe teve?
Quantos dias letivos houve no mes?
Quantos dias não letivos houve no mes?
Quantos sábados?
Quantos domingos?
Qual aluno faltou mais?
Qual aluno faltou menos?
Qual dia faltou mais alunos?
Qual dia faltou menos alunos?
Se no mes teve x dias letivos e determinado aluno faltou y dias. Quantos dias ele compareceu a aula?

Depois das analises listaram os alunos faltosos iniciando pelo nome do mais faltoso. Durante as explicações e questionamento foi tomado cuidado para que a criança com mais falta não ficasse constrangida, evitando julgamentos, evidenciando a necessidade de estar presentes as aulas.











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