segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Registro do Mes de setembro de 2011


 O mes de setembro foi muito agradável, começamos indo fazer uma visita no CEU Azul da Cor do Mar juntamente com as outras turmas de segundos anos, alunos das professoras Marina e Ednéia para vermos a exposição "Sementes da Mudança", Foi um passeio marcante e emocionante, como o CEU é próximo fomos a pé, andamos aproximadamente quarenta minutos devido o grande número de crianças, estávamos em aproximadamente em noventa crianças e cinco professoras. Passamos pelas ruas do bairro, onde cada criança pode falar de seu cotiano, onde mora, onde faz compras com os pais, onde moram os parentes e outros colegas. Seguimos os quarenta minutos com muita tranquilidade ora cantando ora conversando. 

A exposição foi unica, consistia na sensibilização da necessidade da preservação do meio ambiente através do estimulo dos órgãos do sentimos, as crianças entravam num  circuito previamente preparado com os olhos vendados e descalços, e através do olfato, audição e tato percebiam a alteração da natureza causada pela ação do homem. As crianças adoraram e ao final receberam um pacotinho de semente para cultivarem em casa. A Volta foi um pouco mais rápida já que tínhamos aproveitado bastante o percurso na ida o objetivo era chegar logo.
O restante do mes prosseguimos dentro da rotina, percebi que estão cada vez mais autônomos nas atividades tanto de leitura como de escrita. Durante duas segundas feiras para comemorar a chegada da primavera fizemos borboletas e flores com garrafas pet, porém não tenho fotos pois estava sem minha maquina fotográfica,  nesta atividade ficou evidente o alto grau de autonomia e capacidade de resolver problemas, pois apenas dei as instruções e fizeram as modelagens das garrafas sozinhos com muita tranquilidade.
Ao final de cada mes organizamos os cadernos colando as atividades feitas durante o período, organizaram fisicamente para depois organizarem mentalmente no texto de encerramento, sempre tenho que acompanhar todo o processo passo a passo , mas desta vez foi diferente fizeram toda a organização tão rápido que até me surpreendi.
Lemos algumas versões infanto juvenil das obras de Shakespeare o que adoraram, as preferidas foram "Romeu e Julieta", "Sonho de Uma Noite de Verão" e Comédia de Erros".
Na matemática montamos joguinhos de tampinhas em potes de garrafas pet para trabalhar a decomposição dos números, em cada pode continha três grupos de dez tampinhas de três cores diferentes. Cada grupo representa uma ordem numérica. Decompomos e compomos diversos números de grandezas diferentes, quando todos estavam fazendo a composição e decomposição com as tampinhas com autonomia que passamos fazer graficamente. Fizemos as atividades do Caderno de Apoio utilizando deste recurso o que facilitou muito a aprendizagem.

Mas o melhor foi ao final quando ao analisar as sondagens pude constatar que todos estão alfabéticos, ainda é necessário muito trabalho para que desenvolvam plenamente as habilidades de leitura e escrita, mas só de mudarem de fase da hipótese de escrita já é um grande passo para a proficiência leitora e escritora.








































Obrigada Deus Pai Poderoso por mais este mes de trabalho. 
Em nome de Jesus, Amém!













Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...