domingo, 19 de junho de 2011

Registro do Mes de Abril

Iniciamos o mes de Abril trabalhando o nome completo em letra de mão. Percebi que lentamente estão se sentindo a vontade com a nova escrita mesmo sem exigências, cada um escreve como se sente melhor, cada dia mais crianças escrevem com letra de mão.
Fizemos na primeira semana uma pequena avaliação, como não estavam acostumados a trabalharem sozinhos apresentaram dificuldades que resultaram em grande quantidade de erros, mesmo em questões que dominam. Na retomada perceberam que erraram o que sabiam e conversamos sobre o porque deste fato, como estudar em casa e como fazer as próximas provas com tranquilidade. esta conversa ajudou muito, pois no final do mes toda escola se mobilizou para a Prova da Cidade, os segundos anos não a realizaria porém decidimos elaborar uma prova nos mesmos moldes que a oficial enviada por SME, para que todos participassem deste momento que foi muito enriquecedor, pois colocaram em prática o que foi conversado anteriormente. Os resultados foram satisfatórios novamente foi feita a retomada da prova onde tiveram a oportunidade de falar sobre o porque de seus erros nas questões. Algumas falas foram bem interessantes: Arthur "Nossa, Prô essa questão eu sabia mas errei, acho que na hora eu me confundi com outra coisa!" Aproveitando este comentário conversamos sobre porque isto ocorre e como fazer para não acontecer novamente, a turma concluiu que a prova deve ser feita com muita atenção, lendo as questões bem devagar. Emanoelle: " Prô, eu não entendi a pergunta mas tive vergonha de pedir para a professora ler de novo." Também conversamos sobre o direito de ser atendido pelo professor e os motivos que estamos na escola, neste caso concluíram que estão na escola para aprender e não precisa ter vergonha todos estão aprendendo e não entender é normal. As discussões ajudaram os alunos a amadurecer os objetivos do convívio escolar.
Neste mes também começamos a utilizar o ábaco para esquematizar os cálculos matemáticos e melhor compreensão dos valores numéricos ( unidade, dezena, centena). Começamos a sequência didática de produção de texto, no qual trabalharemos os contos tradicionais e a sequência didática de cantigas de roda.
Na semana da Páscoa fizemos fizemos a receita de bombom de leite em pó para estudar a estrutura deste gênero.
O grupo todo cresceu quanto a proficiência leitora e escrita, escrevendo e lendo com autonomia e segurança, porém alguns alunos faltaram muito e não apresentaram tal crescimento. A área de intervenção do professor no momento do circuito está sendo utilizada com atividades de escrita de listas de palavras para os alunos com dificuldade ( silábicos alfabéticos), e com leituras de textos pequenos para os alunos ( alfabéticos )que ainda não são autónomos na leitura. O excesso de faltas de alguns alunos causou até um retrocesso no processo de escrita e leitura, o que obrigou uma intervenção com os pais para que tenham consciência da necessidade da assiduidade as aulas.

O mes de abril foi caracterizados pelo inicio de vários trabalhos que concluiremos nos próximos meses.










































 Agradeço a Deus por mais este mes de trabalho.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...