sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Registro de Agosto

Embora estamos nos aproximando do final do ano, o que causa uma certa ansiedade, começamos alguns trabalhos novos: a pasta de empréstimos, o caderno de reflexão e o caderno de atividades diferenciadas para as crianças que apresentam dificuldades.
O primeiro partiu das próprias crianças que queriam levar para casa os livros e principalmente as revistas em quadrinhos para ler em casa, então montamos uma pasta com fichas de emprestimos para cada criança, organizada em ordem alfabetica, aos moldes da sala de leitura pois já estavam acostumados a estas. Todos os dias uma criança fica responsável por registrar os emprestimos e as devoluções. Me surpreendi com a facilidade que assimilaram tal trabalho, se organizam em fila recolocam as fichas em ordem na pasta, as primeiras crianças a se responsabilizaram pelos emprestimos auxiliaram os demais melhor forma de fazer as anotações, não tive nenhum trabalho além de tirar as cópias das fichas, o que caracteriza a autonomia da turma em resolver problemas.
O segundo trabalho surgiu de um problema que se iniciou após a recesso escolar, as crianças voltaram mais agitadas e menos tolerante uma com as outras, por todo o tempo da aula ficavam reclamando da ação do colega causando desconforto e inquietação em toda a turma, A professora Vilma ( estágiaria do CEFOR) sugeriu que registrassem as reclamações, porém apenas registar não seria suficiente para sanar a problematica. Desta forma surgiu o caderno de reflexões, onde cada criança registraria suas reclamações que demois seriam lidas para turma que fariam os devidos encaminhamentos. Para que este momento não se tonasse num momento de conflitos as crianças são estimuladas a refletir sobre suas ações, condutas eticas, respeito ao próximo, normas de boa conduta e educação, ao final as conclusões são também anotadas no caderno e lidas no próximo momento antes da leitura das reclamações. Na primeira semana as reflexões foram diárias, depois apassaram a ser semanais. Fiz questão que o caderno fosse encapado de cor rosa e todo enfeiotado com flores bem alegres para fugir do estigma do caderno negro de reclamações. Esta atividade realmente acalmou a turma .
O terceiro trabalho é pontual e demanda mais de mim, A professora Marina do segundo ano C sugeriu a confecção de um caderno de atividades para as crianças que ainda não passaram para a fase alfabetica da hipotese da escrita, as professoras elaboraram as atividades de forma a estimular a compreensão da estrutura da lingua, com muitas listas de palavras e estudo dos fonemas. Estas atividades foram inseridas no circuito na mesa do atendimento individual, na sexta feira enquando digitamos o projeto Identidade na sala de informatica. e em todo tempo disponível após as execussão das atividades diárias.
Estes trabalhados surgiram da demanda da turma e não atrapalhou a rotina, foram inseridas entre as atividades já em andamento. Com excessão do caderno de atividades diferenciadas, os resultados foram imediatos e muito satisfatórios.
As fotos desta postagem  retratam um momento
descontraído no qual as crianças estão fazendo a produção da conto " A Branca de Neve".



















Pai poderoso abrigado por mais este trabalho. Em nome de Jesus, Amem!

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