segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Diário

Atividade permanente/ Diária


Objetivo:
Desenvolver a proficiência escritora;
Desenvolver a noção espaço/ tempo (dia da semana , mes e ano)

Justificativa:
Contextualizar a escrita é a melhor forma de incentivar as crianças que iniciaram este processo a se apropriarem deste meio de comunicação, sendo assim escrever em forma de diário e uma boa opção, pois pode ser composto por textos breves com linguagem coloquial em forma de relato direto na primeira pessoa,  características que facilitam para quem ainda não pleno domínio da língua escrita.

Metologia:
1º momento: No primeiro dia de aula levei para as criança meus registro do ano letivo de dois e dez e meu diário pessoal, expliquei que em um diário podemos escrever o que quisermos, o que achamos interessante em nosso dia, da forma que gostamos ou conseguimos escrever.

2º momentos: Entreguei a cada criança uma agenda antiga, expliquei que lá estavam escritos os dias e os meses mas teriam que assinalar o dia da semana. Depois todos encaparam sua agendas e fizemos o primeiro registro. Neste momento houve uma dificuldade anotaram em qualquer página se direcionando apenas pelo dia, não perceberam deveriam escrever no mes de fevereiro. Depois de esclarecido a questão demonstrando onde deveriam ler para verificar em qual mes escreveriam, fizeram as anotações a contento. Apenas algumas crianças continuaram a se confundir por mais alguns dias.

3º momento: Ao final de cada mes verificamos as anotações e listamos as principais atividades, partindo desta lista produzimos um texto com o titulo "Encerramento do Mes" com a analise de tudo que foi feito durante o período.

Obs: Algumas crianças perceberam rapidamente que poderiam se apoiar na rotina colocada na lousa para escreverem seus registros.






















Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...